2º LOL Festival de Música dos Bancários tem lançamento e objetivo de estimular solidariedade e cultura

Em tempos em que os trabalhadores precisam reduzir as distâncias para continuar conquistando seus direitos, a cultura e a arte se tornam grandes aliadas das nossas lutas. Os bancários e as bancárias sabem muito bem disso. Por isso o SindBancários tem aberto cada vez mais espaços para a expressão da arte na sua base de atuação. Na quinta-feira, 7/4, o Sindicato deu mais um passo na direção da construção de solidariedade por meio da cultura. No salão de festas da Casa dos Bancários foi lançado o 2º LOL Festival de Música dos Bancários 2016.

Em 2015, o evento foi um sucesso. Houve 33 bancários inscritos em várias categorias, como música e letra original, melhor paródia e preferidas pelo público em votação online. O SindBancários irá publicar em seus ambientes informativos o calendário de inscrições, as regras e as categorias em disputa. No ano passado, a metodologia foi usar a internet para se comunicar com os bancários e estimular a participação com a escolha do vídeo mais curtido, uma das categorias (Leia aqui a reportagem da festa de premiação e veja os vídeos musicais vencedores).

Em 2016, o 2º LOL Festival de Música dos Bancários 2016 deve repetir a dose e incluir novidades. “Estamos formatando o calendário, conversando com músicos e agentes culturais para formar um júri independente. Como no ano passado, vamos trabalhar muito para dar condições de igualdade a todos e todas que se inscreverem”, explicou um dos organizadores do Festival, o diretor do SindBancários, Fábio Moraes Dellanhese, lembrando que os participantes devem ser sindicalizados.

A diretora Carol Costa convidou os participantes do lançamento a vestirem a camiseta oficial do Festival. “Gostaria de lembrar do sucesso do ano passado. Tivemos uma grande solidariedade entre os bancários que são músicos. Nos conhecemos melhor, trocamos experiências. Esperamos mais participação este ano”, afirmou a diretora da Contraf-CUT e integrante do Coletivo de Mulheres do SindBancários, Carol Costa.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, destacou a dificuldade que os jurados tiveram para escolher os vencedores do festival no ano passado em razão da qualidade dos trabalhos e as oficinas culturais que já ocorrem na Casa dos Bancários, como Oficina de Dança, Oficina de Literatura, de percussão. “Nosso Sindicato tem uma tradição de lutar em defesa da categoria. Mas nós não vivemos só de luta. Temos que abrir espaço para a nossa expressão cultural. E nada melhor do que a arte para criarmos um espaço para os bancários e bancárias interagirem e se unirem”, disse o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Após o lançamento oficial do 2º LOL Festival de Música dos Bancários 2016, com parceria da Verdeperto Comunicação, teve apresentação do grupo de stand up comedy, Oficina de Comédia, e do Homem Banda, Mauro Bruzza.

Fotos: Caco Argemi

Fonte: Imprensa SindBancários