Funcionários do Unibanco beneficiados em ação do PLR de 2004 já estão recebendo seus cheques na sede do Sindicato

Com um sorriso que revelava surpresa e satisfação, a ex-bancária do Unibanco Taís Pellizzaro assinou o recebimento de seu cheque na sede do SindBancários, na manhã desta quarta-feira, 14/06. Ela é uma das aproximadamente 240 pessoas beneficiadas pelo resultado de um processo movido pelo Sindicato contra o Unibanco, em 2004, com pedido de integração de gratificação semestral na Participação de Lucros e Resultados (PLR). O processo é restrito ao período de 1999/2000, 2000/2001 e de 2001/2002. “Os cheques que estão sendo liberados agora se referem ao valor incontroverso apontado pelo banco e abrangem cerca de 240 trabalhadores substituídos”, explicou o assessor jurídico do Sindicato, Antônio Vicente Martins.

A entrega dos cheques está sendo realizada entre as 9h e as 18h, na sede do SindBancários (Rua General Câmara, 424, no Centro de Porto Alegre).

Grande surpresa

Eu entrei em 1998 na Área de Pronto Atendimento Bancário do Unibanco”, recorda Taís. “Mas como já não sou mais bancária e hoje trabalho como securitária no Banco do Brasil, e a ação é de 1999, foi uma grande surpresa saber que tinha estes valores para receber. Só fiquei sabendo deste pagamento pelas antigas colegas, através do whatsapp”. Enquanto guardava o cheque na bolsa, a securitária ainda comentou: “Foi uma surpresa bem boa… Quem é que não precisa de um dinheirinho extra hoje em dia?”, indagou.

Amparado

Já seu ex-colega Luiz Fernando Barreto Silveira, 34 anos de carreira, atuando na Multiagências e sindicalizado desde 1982, conta que sempre foi amparado pelo Sindicato. “Mas claro que eu não esperava receber esta ação, de tantos anos atrás. Tá todo mundo no sufoco e com este dinheiro vou botar em dias os carnês”, comentou o bancário, atualmente em período de benefício e que já conta o tempo para se aposentar.

Importância da sindicalização

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, explicou que o Sindicato está atento aos direitos dos trabalhadores e acionando seu departamento jurídico cada vez que os direitos dos bancários não são observados pelos bancos. “A vitória nesta ação mostra a importância de os bancários trabalharem juntos para construir e manter seus direitos. Trata-se de uma ação coletiva que só foi possível porque os bancários do Unibanco se sindicalizaram e acreditaram na força do nosso Sindicato”, avaliou Gimenis.

Para saber se você tem direito a receber um valor, correspondente a esta ação, verifique se seu nome consta na lista (abaixo) de beneficiados dos valores incontroversos reconhecidos pelo banco. Se o seu nome estiver na lista, procure a Secretaria do Sindicato, munido de documento de identificação. O processo é de 2004 e tem número 0081400-83.2004.5.04.04.0026.

Como fazer para receber seu cheque?

Antes de ir até o Sindicato, confira se o seu nome está na lista. Então, munido de documento de identificação, vá ao auditório no terceiro andar da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre). Quem não puder comparecer por estar morando em outra cidade, deve preencher autorização e enviar ao endereço do Sindicato, indicando o número da conta para depósito do valor (você pode baixar a carta e imprimi-la ao final desta reportagem).

Veja se seu nome está na lista abaixo

Como receber na sede do Sindicato pessoalmente

> Horário de atendimento: das 9h às 18h

> Telefone do Sindicato: 3433-1200

> Vá até o segundo andar na Tesouraria da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

Quem não puder comparecer à Casa dos Bancários pessoalmente

Colegas que não podem comparecer pessoalmente no Sindicato, podem solicitar o depósito do pagamento em sua conta bancária. Para tanto, é preciso o seguinte:

1) Imprima a autorização ao final desta matéria

2) Preencha com seus dados pessoais.

3) Vá a um Cartório e reconheça firma.

4) Envie para o endereço do SindBancários pelos Correios como carta registrada – General Câmara, 424, Centro Histórico – Porto Alegre – CEP: 90.020-015