“Uýra – A Retomada da Floresta”, dirigido por Juliana Curi e escrito por Martina Sönksen e Uýra Sodoma, chega ao CineBancários no dia 1º de junho, na sessão das 17h. A cinebiografia acompanha Uýra, artista trans indígena, que viaja pela floresta amazônica em uma jornada de autodescoberta, usando arte performática para ensinar jovens indígenas e ribeirinhos que eles são os guardiões das mensagens ancestrais da floresta amazônica.
O longa traz a participação de artistas, ativistas e lideranças indígenas, como Zahy Tentehar e a liderança Kambeba Dona Babá, além das performances de Uýra, que são uma metáfora inspirada no ciclo ecológico e espelha as lutas sociais.
Na sessão das 19h, estreia “Urubus”, longa dirigido por Claudio Borrelli com produção executiva de Fernando Meirelles e distribuição da O2 Play. O filme acompanha a história de Trinchas (Gustavo Garcez), jovem líder de um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando ele conhece a estudante de arte Valéria (Bella Camero, de “Marighella”), seus diferentes modos de vida entram em choque e disso resulta a invasão da 28ª Bienal de São Paulo.
O longa-metragem tem roteiro assinado por Mercedes Gameiro, Claudio Borrelli e Cripta Djan, que trouxe para a história os elementos de ficção baseados em sua própria experiência como pichador. “Urubus” foi vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro. O longatambém teve reconhecimento internacional ao conquistar os prêmios de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante (Bella Camero) no British Independent Film Festival; Melhor Diretor no Manchester International Film Festival; Prêmio do Júri no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o LAIFFA Winter Award – Winner, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.
ESTREIA:
URUBUS
Brasil/Drama/2021 /113 min
Direção: Claudio Borrelli
Sinopse: Em São Paulo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que qualquer outro lugar no planeta, Trinchas comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem, resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis de periferia se transforma em protagonista de um polêmico debate cultural.
Elenco: Gustavo Garcez, Bella Camero, Bruno Santaella, Julio Martins, Robert Orlando
UÝRA – A RETOMADA DA FLORESTA
Brasil/ Documentário/2022/72min.
Direção: Juliana Curi
Sinopse: Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela Amazônia em uma jornada de autodescoberta usando a arte performática para ensinar aos jovens indígenas que eles são os guardiões das mensagens ancestrais da floresta amazônica. Em um país que mata o maior número de jovens trans, indígenas e ambientalistas em todo o mundo, Uýra lidera um movimento crescente por meio das artes e da educação, ao mesmo tempo em que promove a união e inspira os movimentos LGBTQIA+ e ambientalistas no coração da Floresta Amazônica.
HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS
DE 01 A 07 DE JUNHO (não há sessões nas segundas-feiras):
15h: O MESTRE DA FUMAÇA
17h: UÝRA- A RETOMADA DA FLORESTA
19h: URUBÚS
Ingressos
CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.