Artigo: Março, mês do consumidor

Bancária, diretora da CUTRS e da Fetrafi-RS, Isis Garcia Marques faz uma reflexão sobre o aumento da inflação e a luta das mulheres

Março, além do Mês da Mulher, também é o Mês do Consumidor. Neste artigo, a bancária do Itaú, Secretária de Combate ao Racismo da CUTRS e diretora da Fetrafi-RS, Isis Garcia Marques, faz uma reflexão sobre a atual momento que vivemos, com o preço dos alimentos aumentando a cada dia, e lembra a luta das mulheres contra carestia nos tempos da Ditadura Militar.

Leia o artigo:

Março, mês do consumidor

Nesta data, devemos fazer uma reflexão de quanto abandonamos o nosso princípio de direito quanto consumidores. Falo isso pelo fato de presenciarmos, nesse momento de desemprego e miserabilidade da maioria das pessoas, uma aceitação do aumento dos produtos.

Nossa cesta básica, em valores exorbitantes e os consumidores e consumidoras, se conformando com esse descontrole desrespeito com as nossas condições de vida. Em outros tempos, pediram o impeachment, de uma presidenta pelo fato da gasolina estar R$ 2,89. Estes mesmos pagam hoje quase 6 reais o litro e nem reclamam.

O que está acontecendo com a população, desistiu de lutar por dias melhores? Esquecem ou desconhecem que há décadas atrás , aconteceu o movimento das mulheres contra a carestia. Um movimento construído por mulheres da periferia contra a ditadura.

Movimento este que colocou mais de 20 mil pessoas para protestar contra a política econômica do governo militar na época. Citei essa fase da história para trazer, a todos e todas, que só com a consciência de que devemos exigir nossos direitos quanto consumidoras e consumidores, que deixaremos de ser descaradamente explorados por esse governo, que não olha para o seu povo e só beneficia o mercado.

Que fique neste mês essa reflexão. Até quando ficaremos nessa paralisia social? Ao fazer esse resgate, fica a lembrança. Nós, mulheres, pensando e agindo de uma forma coletiva, sempre conseguimos mudar a realidade de todos.

Isis Garcia Marques
Bancária do Itaú, Secretária de Combate ao Racismo da CUTRS e diretora da Fetrafi-RS