Dia Nacional de Luta por pagamento da PLR mobiliza bancários em agência do HSBC em Porto Alegre

Desde o início da manhã desta segunda-feira, 29/02, até o meio-dia, a Agência Moinhos de Vento do HSBC, em Porto Alegre, teve suas atividades paralisadas . Ficou em funcionamento, no período, apenas o autoatendimento. “Esta ação integra o Dia Nacional de Luta, em protesto contra a comunicação da direção do banco afirmando que não vai pagar a Participação de Lucros e Resultados (PLR) referente ao ano passado para a maioria dos funcionários”, explicou o presidente em exercício do Sindicato, Luciano Fetzner.

29/02/2016 PORTO ALEGRE/RS/BRASIL : Dirigentes Sindicais fecham a Superintêndencia do HSBC em Porto Alegre no dia Nacional pelo pagamento da PLR no HSBC Foto: Caco Argemi/SindBancários

Os diretores sindicais Luis Carlos Cassemiro, Ana Guimaraens, José Orlando Ribeiro, Gilnei Vestfal, Jorge Lucas e Eroni Ribeiro, que participaram do fechamento da agência do banco juntamente com Fetzner, explicaram aos clientes a situação criada pela direção da instituição financeira e os motivos das portas da agência terem sido lacradas nesta manhã.

Conforme José Orlando Ribeiro, funcionário do HSBC, o anúncio do banco aos trabalhadores gerou grande indignação, pois os bancários aguardavam com expectativa a apresentação dos resultados de 2015. “No comunicado, o banco alegou que o resultado global foi 1,2% negativo – mas isso em números globais. A direção do HSBC simplesmente não divulgou o desempenho no Brasil”, esclareceu o sindicalista. No último dia 22, o banco havia anunciado um lucro líquido global de mais de 13,5 bilhões de dólares.

Movimentação nacional

Os sindicatos de bancários lutam para que o lucro obtido no Brasil seja divulgado, para comprovar – ou não – a negação do pagamento da PLR. “A gente insiste que o resultado foi produzido, não podemos ficar reféns de decisões que os executivos do banco tomam para direcionar esse resultado. Estamos mobilizando nacionalmente os sindicatos para cobrar uma reunião do HSBC com essa pauta da PLR”, afirmou a coordenadora nacional da Comissão de Organizações dos Empregados (COE) do HSBC, Cristiane Zacarias.

Fotos: Caco Argemi/SindBancários