|
Bancários guardam Chama Crioula do Acampamento Farroupilha |
|
|
|
|
Seg, 19 de Setembro de 2011 14:16 |

Pelo sexto ano, o Piquete dos Bancários guardou a Chama Crioula do Acampamento Farroupilha. Postados de sentinela por uma hora, a patroa do Piquete, Rosane da Rocha, e o funcionário do HSBC Saulo Roberto da Rocha fizeram vigia de um dos principais sÃmbolos da Semana Farroupilha. A atividade ocorreu no sábado, dia 17, das 22h à s 23h.
Referência no Parque da Harmonia, a honraria vai ao encontro do prestÃgio que o Piquete dos Bancários vem colhendo desde 2002, quando foi construÃdo pela primeira vez. História da Chama Crioula
Os idealizadores da Chama Crioula foram jovens estudantes vindos da campanha para a Capital, que procuravam um espaço onde pudessem reviver suas origens do campo e cultivar sentimentos regionalistas. À meia noite do dia 7 de setembro de 1947, antes da extinção do fogo simbólico da pátria, Paixão Cortes e dois amigos, então estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, retiraram uma centelha da chama e a conduziram a cavalo ao saguão do colégio, onde ardeu em um candeeiro até a meia noite do dia 20 de setembro.
Durante esse perÃodo, os jovens realizaram uma programação que contou com cantos, poesias, palestras e exposições sobre a cultura gaúcha. Desde então, a Chama Crioula passou a representar um local onde o povo do Rio Grande do Sul cultiva as suas tradições.
Â
Hoje, de forma simbólica, todos os anos uma amena chama de fogo-de-chão existente em algum galpão pastoril rio-grandense, reativa-se ao sopro dos ideais daqueles jovens da década de 40, a iluminar, num sagrado candeeiro à s gerações que vêm formando-se nestes últimos 50 anos no Rio Grande do Sul, integrando o espÃrito gauchesco a uma brasilidade maior.
Assim, o surgimento da 1ª Chama Crioula e a criação das Comemorações da 1ª Ronda Crioula em 1947, são marcos históricos na causa do atual Movimento Tradicionalista, que cristalizou-se com o nascer do nome do 35 Centro de Tradições Gaúchas, em 3 de janeiro de 1948.
Fonte: Imprensa/SindBancários
|
|
Última atualização em Seg, 19 de Setembro de 2011 14:33 |