Quinta-feira, 17 de Maio de 2012
ACESSO RÁPIDO
FALE CONOSCO
MAPA DO SITE
Sindicato de Santa Maria denúncia práticas abusivas de gestores do BB PDF Imprimir E-mail
Ter, 21 de Junho de 2011 13:36

Os administradores do Banco do Brasil, das agências que integram a base do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, encontraram uma nova maneira de pressão sobre seus subordinados. Não bastasse todo o clima de insatisfação com os métodos utilizados para o atingimento de resultados, através das famigeradas metas, agora os gestores estão querendo restringir o direito dos trabalhadores às férias.

O Sindicato recebeu denúncias de diversas agências que os gerentes, alegando ordens da Sureg e da Superintendência Estadual, estão restringindo o gozo de abonos, impedindo os bancários de utilizar férias nos meses de junho e dezembro. “O que é pior, muito pior, é que de maneira velada os gestores obrigam os funcionários a venderem suas férias. Um dos gerentes já tinha tentado isso há alguns meses obrigando os funcionários parcelarem as férias vendendo o segundo período”, explica o diretor do Sindicato, César Augusto Simões dos Santos.

A partir de matéria feita pelo Sindicato e veiculada no jornal Conta Corrente, relatando que faria denúncia no Ministério Público do Trabalho esse gestor voltou atrás. “Agora os gerentes voltam a pressionar os funcionários com a anuência da Sureg. Eles estão fazendo a escala de férias dizendo que ninguém pode parcelar férias”, observa César.

Entenda o caso

Pela proposta dos gestores um funcionário pode tirar férias de 30 a 35 dias, mas quem quiser sair no período “nobre” (janeiro, fevereiro e julho) deve tirar menos dias, 15 ou 20, vendendo o restante. Na prática, os gestores estão obrigando os funcionários que parcelam as férias a venderem um período.

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria encaminhará as denúncias à Superintendência Estadual e se necessário, à Ouvidoria e a Gestão de Pessoas em Brasília. “A postura dos gestores é inadmissível. A obrigatoriedade da venda de um período de férias caracteriza assédio moral e uma ilegalidade. Esta prática de coerção nada contribui para o clima de trabalho dentro das agências. Orientamos que todos os funcionários então escolham períodos de férias fora do ‘nobre’ e não vendam sequer um dia. As medidas legais e políticas serão tomadas pelo Sindicato”, finaliza o dirigente.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Santa Maria com edição da Fetrafi-RS

 

COPYRIGHT © SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE PORTO ALEGRE E REGIÃO
Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 / 51-34331200
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil