Imprimir esta página Imprimir esta página

Comissões de Conciliação

O SindBancários coordena e orienta tentativas de solução de conflitos trabalhistas individuais utilizando as Comissões de Conciliação Prévia (CCP) ou Voluntária (CCV).

O papel dessas comissões é buscar um acordo extrajudicial pertinente às lesões sofridas pelo bancário no curso da contratualidade. O trabalhador é orientado sobre os seus direitos e o que isso representa financeiramente. Os pleitos são submetidos ao empregador, que poderá ou não negociar.

OUTRAS ATUAÇÕES

O corpo jurídico do Sindicato também auxilia os bancários em ações extrajudiciais, como por exemplo, a intermediação de negociações na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a apresentação de denúncias ao Ministério Público do Trabalho, ensejando a propositura de Ação Civil Pública. E, ainda, assessora o Departamento de Saúde, assistindo os bancários em suas demandas específicas.

Além disso, as lesões de direito sofridas em um determinado local de trabalho, ou por bancos, ou ainda, as perdas diretas ou indiretas decorrentes dos diversos planos econômicos, as ações de cumprimento de acordos ou convenções coletivas, enfim, todas as questões coletivas são promovidas pelo departamento Jurídico do Sindicato, na defesa dos direitos e conquistas da categoria.