• Home  /
  • Noticias   / Bancos   /

Sindicato esclarece empregados da CAIXA sobre reajustes e PLR em 2017

Muitos empregados da CAIXA estão com dúvidas sobre os reajustes salariais e da PLR em 2017. Como o acordo firmado em 2016 tem validade por dois anos (2016-2018), é importante esclarecer os seguintes itens:

Reajuste salarial em 2017

A CAIXA reajustou os salários, a partir do dia 1º de setembro, pelo INPC/IBGE acumulado de setembro/2016 a agosto/2017, acrescido de aumento real de 1%; as rubricas de Salário-Padrão, com reflexo nas correspondentes vantagens pessoais; rubricas de Função Gratificada, Gratificação de Cargo em Comissão/Função de Confiança e os valores das Tabelas de Porte e de Piso Salarial de Mercado.

Consta ainda, no acordo, que as diferenças salariais decorrentes desta cláusula serão pagas até outubro de 2017.

Reajuste dos benefícios em 2017

Os valores dos benefícios e demais itens expressos no ACT em reais (R$) também foram reajustados, a partir de 1º de setembro, pelo INPC/IBGE acumulado de setembro/2016 a agosto/2017 acrescido de 1% de aumento real.

Regras para pagamento da PLR 2017

A título de adiantamento, a CAIXA promoverá o pagamento de 60% do valor devido a cada empregado, calculado conforme as regras, considerando o lucro projetado para o exercício deste ano até 30 de setembro de 2017.

A composição da PLR será:

PLR regra Básica – 90 % da remuneração base reajustada em 01/09/2017 acrescida de R$ 2.183,53 (reajustado em 01/09/2017)

Regra adicional – 2.2% do lucro líquido dividido linearmente

PLR adicional Caixa (Social) – 4% do lucro líquido dividido linearmente

O valor residual será pago até 31 de março de 2018.

A CAIXA garantirá, no mínimo, uma remuneração base a todos os empregados.

Em caso de licenças ou falta não justificada ou não homologada, o empregado fará jus ao pagamento proporcional aos dias efetivamente trabalhados.

O movimento sindical cobrou dos bancos que adiantassem o pagamento da PLR, o que já ocorreu no Banco do Brasil. A CAIXA ainda não se pronunciou sobre a reivindicação e, pelo acordo, tem até 30 de setembro para fazer o pagamento.

Leia abaixo a íntegra do acordo completo da PLR da Caixa

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Rita Serrano (representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da CAIXA).

Escrito por Clóvis Victoria

Escrever um comentário