• Home  /
  • Noticias   / Bancos   /

SindBancários cobra da direção do Banrisul notícias sobre remuneração semestral para altos executivos da DG

Sem que houvesse debate. Sem que tivesse alguém que avisasse. E o pior: sem nenhuma regulamentação. Foi assim, na surdina, que uma quantia generosa pingou na conta de funcionários do alto escalão da Direção Geral (DG) do Banrisul nesta semana, conforme denúncias que chegaram ao Sindicato. O assunto tem provocado indignação entre colegas do Banrisul que ralam diariamente na rede de agências e precisam cumprir metas para conseguir melhorar a sua renda por meio do direito a Remuneração Variável (RV). O Comando Nacional dos Banrisulenses enviou ofício à direção do Banrisul cobrando explicações.

O que mais causa espanto é que não houve, até a tarde da sexta-feira, 23/3, nenhuma notícia sobre um comunicado da direção do Banrisul explicitando o conteúdo de alguma norma interna que regulamentasse esse novo tipo de remuneração variável. “Sabemos que há um pleito antigo sobre uma remuneração variável para a DG. Também temos plena ciência de que se trata de empregados que têm responsabilidades e que podem ter direitos. Nossa dúvida é em relação ao procedimento e à transparência. A diretoria do Banrisul não debateu e não regulamentou”, explicou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Esse tipo de prática nos preocupa muito. Uma direção que decide criar uma RV sem regulamentação prévia, inclusive depositando na conta das pessoas beneficiadas, está trabalhando contra o Banrisul. Isso ataca a imagem do banco público. Só podemos pensar que se trata de uma estratégia de enfraquecimento do banco para fazer com que as pessoas pensem que o que é público não é bom e tem que privatizar. Vamos estudar o caso, buscar informações e tomar as medidas cabíveis. Não se pode criar remuneração do nada no banco por canetaço”, ponderou o secretário-geral do SindBancários, Luciano Fetzner.

A direção do SindBancários e da Fetrafi-RS tomaram algumas decisões. Junto ao Comando Nacional dos Banrisulenses, enviaram na mesma sexta-feira, 22/3, ofício para a diretoria do banco pedindo informações sobre a criação de um novo regime de comissionamento para alguns poucos funcionários alto escalão do banco. Queremos saber por que essa remuneração atingiu apenas poucos colegas. Também temos muitos porquês a serem respondidos. Confira abaixo:

Direção precisa explicar alguns porquês

> Por que não tem uma regra já publicada e que todos conheçam?

> Por que a nova comissão foi criada para poucos e na surdina?

> Esse prêmio não vai gerar ainda mais cobrança por metas abusivas?

> Por que, ao mesmo tempo em que criam uma nova RV para altos executivos, pressionam os Operadores de Negócios (ONs) com metas ainda mais impossíveis de serem atingidas?

> Por que não distribuir esse valor com todos os funcionários a cada seis meses?

> De onde saiu esse montante? Da PLR? Das outras RVs?

Fonte: Imprensa SindBancários

Escrito por Clóvis Victoria