• Home  /
  • Noticias   / Bancos   /

SindBancários chama para assembleia de Campanha Nacional 2018 em sua sede na terça-feira, 12/6

O SindBancários chama os colegas de sua área de atuação para um encontro que vai definir o futuro da nossa luta em defesa dos nossos direitos durante a nossa Campanha Nacional 2018. A partir das 17h30, em primeira chamada, e às 18h, em segunda e última chamada, na terça-feira, 12/6, vamos juntos decidir em assembleia geral sobre as nossas reivindicações a serem entregues aos banqueiros da Fenaban e nas mesas específicas de bancos públicos para defendermos nossos direitos e buscar uma Convenção Coletiva Nacional que ofereça avanços à categoria.

A Fetrafi-RS tomou todas as providências jurídicas necessárias para garantir uma assembleia representativa. Na quarta-feira, 6/6, foi publicado edital (leia ao final desta reportagem) na página 14 do jornal Correio do Povo (confira imagem abaixo).

Este ano, sob a vigência da Reforma Trabalhista, aprovada em novembro do ano passado, a vida dos trabalhadores sofreu um duro golpe. Os banqueiros, que escreveram ou seguraram a caneta que escreveu a Lei 13.467, rasgaram a CLT para alterarem desde a nossa jornada de trabalho até direitos fundamentais como o acesso à justiça do trabalho.

Na esteira da participação histórica no Encontro Estadual dos Bancários ocorrido no fim de semana de 19 e 20/5 e após o Congresso Nacional dos Bancários, de 7 a 10 de junho, vamos deliberar sobre as decisões desses importantes encontros e avançar na nossa luta. Temos, por exemplo, que buscar a garantia da renovação da Convenção Coletiva Nacional. Isso porque a reforma trabalhista acabou com a ultratividade. Significa que precisamos renovar nossos direitos até 31 de agosto. Após essa data (nossa data-base é 1º de setembro) corremos o risco de nossas conquistas deixarem de ter validade enquanto não assinamos um novo acordo coletivo.

Vamos todos participar. Nossa luta é todos por tudo que conquistamos. Venha para a assembleia fazer valer seu direito de decidir o melhor caminho da nossa luta.

Assembleia Geral

Terça-feira, 12/6 | A partir das 17h30 | Auditório da Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)

Confira abaixo sobre o que vamos debater e decidir

1. Deliberar sobre as Pautas de Reivindicações dos/as trabalhadores da categoria profissional, que serão encaminhadas para a Fenaban, para o Banco do Brasil, para a Caixa Econômica Federal, para o Banrisul e outros Bancos Privados, além do Sindicato das Financeiras.

2. Deliberar sobre a concessão de poderes aos entes sindicais para realizar negociações coletivas e para firmar as correspondentes Normas Coletivas de Trabalho.

3. Ratificar a decisão sobre pactuação de Acordos Coletivos de Trabalho previamente entabulados com o Banrisul sobre o ponto eletrônico, com o Banco Safra sobre “bancarização” e com o Banco Itaú sobre ponto eletrônico.

4. Deliberar sobre a concessão de poderes ao Sindicato e/ou à Fetrafi/RS para ajuizar Ações Coletivas em defesa de direitos e interesses dos integrantes da categoria profissional.

5. Deliberar sobre a inclusão de cláusula específica na correspondente Norma Coletiva de Trabalho, autorizando o desconto do salário de todos/as os/as integrantes da categoria profissional, caracterizado como Taxa de Sustentação da Campanha Salarial a ser destinada ao ente sindical que lhes representa.

6. Deliberar sobre a participação ou não do correspondente Sindicato em acordo de quitação anual de obrigações trabalhistas, previsto na nova redação do artigo 507B da CLT.

7. Deliberar sobre suspensão da assembleia para continuidade em nova data, mediante a convocação unicamente por meio dos veículos de comunicação dos entes sindicais.

Leia a íntegra do Edital de convocação para a assembleia geral

Escrito por Clóvis Victoria

Escrever um comentário