Processo da ex-BPD do Banrisul tem andamento

O processo movido pelo SindBancários e que postula diferenças de salários para empregados da ex-BPD do Banrisul teve andamento novo na Justiça do Trabalho.

Segundo o advogado do SindBancários, Antônio Vicente Martins, houve decisão proferida pela juíza Dra. Luciana Kruse, quanto a vários pontos que estavam sendo discutidos na fase de execução.

Fundamentalmente, a decisão determinou que a correção monetária da dúvida fosse atualizada pela TR até março de 2015 e depois pelo IPCA. Além disso, a decisão judicial determinou que fossem excluídos os colegas bancários que têm ação trabalhista individual sobre o mesmo tema. Além disso, a sentença limitou as diferenças a janeiro de 2009, data de opção a um novo enquadramento pelos trabalhadores.

Segundo Vicente Martins, “a principal questão levantada pelo Banco ao propor o recurso aos cálculos do perito do juiz, e que determinaria a exclusão de muitos colegas, foi indeferida pela justiça. Ou seja, a lista do perito foi mantida, apenas com a exclusão de quem tem ação individual.”

Importante lembrar que já foram recebidos valores incontroversos neste processo e que a decisão pode ser objeto de recurso por parte do Banco e do Sindicato. A análise de possível recurso está sendo feita pelo departamento jurídico do SindBancários de Porto Alegre.

Escrito por Clóvis Victoria

Escrever um comentário