• Home  /
  • Noticias   / Bancos   / Banrisul   /
  • Ponha o pé na areia: coleta de assinaturas em defesa do Banrisul público prossegue no fim de semana. Participe!
Ponha o pé na areia: coleta de assinaturas em defesa do Banrisul público prossegue no fim de semana. Participe! IMG-20180105-WA0035 -
Full view

Desde o último fim de semana, o SindBancários está organizando grupos de dirigentes e delegados sindicais para fazer viagens rápidas – saída por volta das 8h e volta cerca de 19h – de Porto Alegre às praias do nosso Litoral. E não é para tomar sol ou banho de mar: trata-se de coletar junto a população o maior número possível de assinaturas para fortalecer o Projeto de Lei de Iniciativa de Popular (PLIP) que pode impedir a privatização do Banrisul.

A sexta-feira, o sábado e o domingo, dias 05, 06 e 07 de janeiro, serviram como um balão de ensaio – que funcionou muito bem. Atuamos em Garopaba (SC, em parceria com o Sindicato de Florianópolis), Quintão, Pinhal e Cidreira (com o Sindicato do Litoral Norte), dialogando com os veranistas e só ali conseguimos mais de 600 assinaturas. “Foram três dias de muita conversa com as pessoas, coletando as assinaturas para impedir a venda das ações do Banrisul e mostrando a importância do banco como gerador do desenvolvimento para o estado e a sociedade”, relata o secretário-geral do Sindicato, Luciano Fetzner.

Se conseguimos esta marca com cerca de três dirigentes em cada um dos três dias, imagine-se o quanto não poderemos alcançar com 15 ou 20 pessoas na beira da praia trabalhando juntas”, diz o diretor da Fetrafi-RS, Sergio Hoff.

Convite está feito

Por isso mesmo – em defesa do banco de todos os gaúchos e gaúchas e dos nossos empregos – o convite está aberto a todos os bancários que quiserem se somar a esta ação a partir de agora. A ideia é fazer grupos diferentes, para não sobrecarregar ninguém.

O negócio é simples – é pé na areia mesmo, boné, camiseta da campanha em defesa do Banri e prancheta na mão, conversando com os banhistas e recolhendo assinaturas”, complementa Hoff. Para facilitar o trabalho, já que pouca gente costuma levar seu título de eleitor na carteira, desenvolvemos um método para evitar a consulta ao documento “in loco”, e o processo agilizou bastante. “Só precisamos mesmo é de braços e muita conversa para que a população faça a nossa campanha bombar”, completa Luciano.

Quanto mais gente participar, mais praias poderemos alcançar e mais assinaturas vamos ter para o nosso Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP). Através desta iniciativa, vamos modificar a Constituição Estadual e acrescentar artigos que garantam 51% do capital social e do capital votante do Banrisul nas mãos do Estado.

Você sabe: manter o Banrisul público é uma questão de soberania popular e garantia de investimentos no desenvolvimento econômico e social do RS.

Participe!

Quem quiser se engajar na coleta de assinaturas nas praias, entre em contato com a Secretaria Geral do Sindicato (51) 3433-1242/1247, até sexta-feira às 18h. Durante o final de semana, os interessados em participar podem enviar e-mail para [email protected] ou pelo celular (51) 996047885.

Escrito por José Antonio Silva

Escrever um comentário