• Home  /
  • Noticias   / Bancos   / Banrisul   /
  • Leia Editorial da Fenae que critica festa promovida pela direção da Caixa no estádio Mané Garrincha
Leia Editorial da Fenae que critica festa promovida pela direção da Caixa no estádio Mané Garrincha lei-que-permite-capitalizacao-da-caixa-com-recursos-do-fgts-_37f86d0b40c59017bdb6869705a56bbc -
Full view

Não é segredo que Michel Temer quer enfraquecer e privatizar a Caixa Econômica Federal. As ameaças ao caráter 100% público do banco são diárias e incluem ataques aos direitos dos empregados. Um dos mais recentes golpes é a nova reestruturação, chamada de Programa Eficiência, que mira na redução de despesas em R$ 2,5 bilhões até 2019. Os trabalhadores da Caixa, representados pelas mais diversas entidades, repudiam o desmonte da empresa e o fato de o assunto ser o pano de fundo da reunião com mais de 6 mil gestores no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), na quarta-feira (16).

Se debater medidas que significam o enfraquecimento da Caixa é inadmissível, fazê-lo em um megaevento financiado com dinheiro público chega a ser deboche.

A convocação dos gerentes de todo o país, com obrigatoriedade de presença ou justificativa de ausência, traz as frases “Em campo pelo Brasil” e “Todo um país vibrando por você”. Não! O Brasil não está vibrando e tampouco joga no time da dilapidação de empresas públicas. Caixa, Eletrobras, BNDES e Correios, entre outras, são fundamentais para os brasileiros.

Mais resultados dos empregados”

Questionada, a direção da Caixa declarou que o evento visa “cobrar mais resultados dos empregados”. Algo igualmente inaceitável. Sobretudo, num momento em que empregados da Caixa estão cada dia mais sobrecarregados e adoecendo, enfrentando a piora das condições de trabalho, descomissionamentos arbitrários, assédio moral, entre outros problemas.

A Caixa 100% pública e social não está em jogo. É fundamental que entidades, empregados e sociedade se unam ainda mais para reafirmarem que não abrem mão do banco como parceiro estratégico na execução de políticas públicas. E, no que tange aos bancários e bancárias, uma Caixa que respeite os milhares de trabalhadores que se dedicam diariamente a construir uma empresa serviço dos brasileiros, em especial dos mais carentes.

Conselho Deliberativo Nacional da Fenae
Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal
Apcefs – Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal

Escrito por José Antonio Silva