• Home  /
  • Noticias   / Bancos   /

Ex-presidente do Sicredi quer ocupar cargo na direção do Banrisul

Num momento em que o governo Sartori tenta esvaziar o Banrisul, fatia os seus ativos, vende milhares de ações, reduz o número de agências e de funcionários (mesmo recebendo grandes dividendos anuais da instituição) e tenta entregar o grande banco público gaúcho na negociação da dívida do RS com a União, uma nova interrogação surge entre os defensores do banco. Trata-se da “Declaração de Propósito” assinado pelo Banco Central do Brasil e publicada na imprensa (ver cópia abaixo) no último dia 11 de maio. Ali, pode-se ler que o banqueiro Ademar Schardong, por muitos anos presidente e dirigente do Sicredi, declara formalmente a sua intenção de exercer cargo na Administração do Banrisul.

O Banco Sicredi é o principal sistema de cooperativas de crédito do país (com 116 filiadas), presente em 21 estados e no Distrito Federal, com 1.587 agências, e no restante do Brasil por meio da Rede Banco24horas. Enquanto a instituição cooperativada cresce, o Banrisul por sua vez – a partir da visão entreguista do governo Sartori – vem sendo reduzido por decreto, perdendo relevância, patrimônio e papel social exatamente por ser um banco público, não privado.

Concorrência com o Banrisul

O Sicredi é o principal concorrente do Banrisul no interior do Rio Grande do Sul. O banco cooperativado, oportunamente, tem aberto agências em cidades onde o Banrisul fechou as portas recentemente. Mas o banco público segue sendo o grande motor de desenvolvimento gaúcho.

Por isso, causa grande estranheza o anúncio do diretor do Sicredi de assumir um posto de comando também no banco dos gaúchos e gaúchas. Qual é o objetivo disso? O que o Sicredi, o Banrisul e em especial o desgoverno Sartori esperam alcançar com esta medida esdrúxula?

Banrisul Icatu Participações

Não é a primeira iniciativa neste sentido. Vale lembrar que uma Assembleia Geral Extraordinária da Banrisul Icatu Participações, em 25 de julho de 2017, discretamente elegeu Schardong como membro efetivo do Conselho Diretor da Companhia. Veja no link: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/175668729/doers-industria-e-comercio-30-01-2018-pg-5

Ou confira abaixo a cópia da Ata da Assembleia Geral, publicada no Diário Oficial do Estado/RS de 30 de janeiro deste ano, à pág. 5.

Escrito por José Antonio Silva

Escrever um comentário