• Home  /
  • Noticias   / Bancos   /

Colega do Banrisul e Badesul, participe de abaixo-assinado para pressionar governo do Estado a cumprir lei que democratiza direção

É histórica a reivindicação do SindBancários sobre um importante fator de participação nas decisões estratégias do Banrisul e do Badesul. Há muito reivindicamos que ao menos um integrante da diretoria do banco público seja eleito pelos colegas. Desde agosto do ano passado, o SindBancários ganhou uma aliada nessa luta.

A deputada estadual Juliana Brizola protocolou no Palácio Piratini um pedido de informação sobre o motivo pelo qual o governo do Estado não cumpre o artigo 25 da Constituição Estadual. Nele está a obrigação de que, ao menos, um integrante das direções de empresas públicas, sejam eleitos democraticamente pelos servidores da respectiva instituição. Os casos do Banrisul e do Badesul se aplicam nesse artigo da Constituição.

Por isso, o SindBancários está aderindo a um abaixo-assinado que vai percorrer as agências e locais de trabalho do Banrisul e do Badesul e pede a participação e dos Banrisulenses e dos colegas funcionários da agência de fomento. Vamos pressionar para que a lei seja cumprida. Exigimos eleição! O trabalhador tem que participar das tomadas de decisão das instituições públicas!

Citamos o exemplo da Caixa. Há uma representante dos trabalhadores no conselho do único banco 100% público do país. No ano passado, essa presença foi decisiva. A direção tentou incluir no estatuto da Caixa a permissão de privatização sem que fosse preciso consultar ninguém. A nossa representante, a colega da Caixa Rita Serrano, soube da estratégia de vender a Caixa por canetaço, avisou os Sindicatos e nós mobilizamos uma campanha nacional que impediu essa mudança estatutária.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, contou que esta é uma luta antiga do movimento sindical, tendo inclusive pressionado outros governos a cumprir a lei. “Realizamos ao longo de vários anos reuniões com representantes de diferentes governos. Estamos apoiando o abaixo-assinado e convidamos os colegas do Banrisul e do Badesul a participar. Os planos do atual governo de privatizar o Banrisul e entregar o Badesul ficam mais dificultados se os trabalhadores tiverem um representante na diretoria”, acrescenta Gimenis.

Artigo 25º da Constituição

As empresas sob controle do Estado e as fundações por ele instituídas terão, na respectiva diretoria, no mínimo, um representante dos empregados, eleito diretamente por estes.

Fonte: Imprensa SindBancários

Escrito por Clóvis Victoria