Biblioteca

São mais de 8 mil livros, além de revistas de atualidades, à disposição dos bancários. A Biblioteca dos Bancários fica no térreo da Casa dos Bancários. O espaço é aconchegante, silencioso e com mobiliário adequado para quem quiser se dedicar à leitura.

Funcionamento:  de segunda a sexta: 9h às 18h
Telefone: (51) 3433 1207
E-mail: [email protected]

Acesso ao acervo via internet

Mais uma facilidade está ao alcance dos bancários. Já é possível consultar o acervo da Biblioteca sem precisar se deslocar até a Casa dos Bancários. Basta entrar no site http://biblioteca.sindbancarios.org.br/ e acessar o menu de pesquisa, para descobrir o que há disponível. É possível pesquisa por autor, título e assunto e a navegação é muito simples. Também é possível reservar ou renovar livros, só que, para isto, é preciso cadastrar a senha na Biblioteca.

regulamento interno

Empréstimo

– O empréstimo de livros destina-se aos bancários sindicalizados e seus dependentes (cônjuge e filhos menores de 24 anos);
– Para ter acesso ao serviço de empréstimo, o bancário terá que fazer seu cadastro na Biblioteca, apresentando documento de identidade;
– O prazo de empréstimo é de 15 dias corridos, podendo ser renovado por mais três vezes , se não houver reserva do material emprestado;
– O associado terá direito a retirar 2 (dois) livros e 2 (duas) revistas por vez;
– O usuário em débito com a Biblioteca perde o direito a novos empréstimos, renovações e reservas até que seja regularizada a situação.

Devolução

– A devolução dos itens emprestados deverá ser feita dentro do prazo estabelecido, o qual é informado ao usuário mediante comprovante de empréstimo;
– O sistema oferece uma facilidade aos usuários enviando com dois dias de antecedência, através de e-mail cadastrado, um lembrete informando a data de vencimento , bem como o link do site da Biblioteca, caso haja interesse em renovar o material em seu poder;
OBS.: A não observância dessa norma implicará na cobrança de multa por dia de atraso e por item, cujo valor será informado quando da inscrição na Biblioteca.

Renovação

– As renovações serão feitas pela Web no site ou diretamente na Biblioteca;
– A renovação é concedida pelo mesmo período do empréstimo inicial, a contar da data do dia em que ela está sendo realizada e, se não houver reservas do material em questão;
– O usuário em atraso que deseja continuar com o livro deverá trazê-lo à Biblioteca, efetuar a devolução, pagar a multa e, se não houver reserva, fazer novo empréstimo;
OBS.: A Biblioteca não fará renovações por telefone ou e-mail.

Reservas

– O usuário poderá reservar apenas materiais que estejam emprestados;
– As reservas seguirão a ordem cronológica de pedidos;
– O item ficará disponível para o primeiro usuário da lista de reservas por 48 horas a partir da data em que a Biblioteca comunicar a disponibilidade do item. Depois desse prazo o item é liberado para o próximo da lista ou retorna para a estante, caso não haja outras reservas;
OBS.: A Biblioteca comunicará através de e-mail ou por telefone a disponibilidade do livro reservado.

Conservação do material

– O usuário é responsável pela conservação do material retirado. O extravio, furto ou dano implicará a reposição do mesmo por exemplar idêntico;
– Em se tratando de obra esgotada, o bibliotecário indicará item equivalente. O associado está sujeito a pagar a multa diária, desde a data do vencimento até a reposição do material.

Normas Gerais

– Não será permitido nas dependências da Biblioteca, fumar ou consumir qualquer tipo de alimento e bebidas;
– O material utilizado nas consultas não deve ser reposto nas estantes, mas deixado sobre a mesa;
– Quando da permanência na Biblioteca, o tom de voz deverá ser moderado para não atrapalhar outros usuários;
– Sugere-se que o uso de telefones celulares, nas dependências da Biblioteca, seja feito com discrição;
– Sugestões de novas aquisições podem ser feitas através do:
> no site, através do menu “Minha Biblioteca”;
> no facebook;
> no e-mail [email protected]

Visite o blog da biblioteca e confira as novidades.