• Home  /
  • Noticias   / Bancos   /
  • Além da luta por direitos, SindBancários traz mais qualidade de vida à categoria
Além da luta por direitos, SindBancários traz mais qualidade de vida à categoria IMG_0150afachadaSindicatoWEB -
Full view

Além da luta por direitos, SindBancários traz mais qualidade de vida à categoria

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre tem uma história de luta de 85 anos, uma instituição que sempre defendeu com firmeza a categoria bancária. Ser sócio é, antes de tudo, sustentar a única estrutura capaz de contrapor os banqueiros, que são certamente o mais poderoso, influente e organizado dentre os setores da classe patronal brasileira. Mas para além da luta e da defesa dos direitos dos bancários, ser do SindBancários tem muitos benefícios e vantagens para os associados.

Convênios e clube

O sindicalizado tem acesso a uma grande rede de convênios, com faculdades, escolas, cursos de línguas, academias, estacionamentos, restaurantes – de todos os tipos e portes – que oferecem descontos. O Sindicato possui também parceria com a ADESBAM, clube localizado à beira do Rio Guaíba na Zona Sul de Porto Alegre, do qual o sindicalizado pode usufruir com vantagens.

A qualificação profissional também importa. A entidade oferece há anos cursos preparatórios para as certificações CPA10, CPA20, CEA, CFP, entre outros. O SindBancários está sempre atento às novas exigências feitas pelos bancos ou pelo BACEN, para oferecer preparação de qualidade e acessível aos seus sócios.

Cinema, biblioteca e outras opções

Na sede do Sindicato se oferece uma ampla variedade de serviços. A Casa dos Bancários conta com biblioteca, gratuita para sócios, com mais de 8.000 livros, além de revistas de atualidades disponíveis.

Possui cinema com qualidade IMAX, que oferece 50% de desconto para associados. Também possui um excelente salão de festas com capacidade para mais de 100 pessoas, com sacada, churrasqueira e climatizado, com todo o equipamento necessário para a realização de vários tipos de eventos, por um valor significativamente baixo para os sócios.

Auditórios e salas de reunião

Há ainda salas de reuniões, auditórios, sala de exposições e computadores, disponíveis para utilização dos sindicalizados.

Apoio jurídico

No campo do direto, há plantões diários de advogados credenciados, de todas as especialidades jurídicas, com a primeira consulta gratuita, acompanhamento e aconselhamento advocatício e judiciário e valores diferenciados para os sócios. Também é garantido aos sindicalizados serem substituídos e representados pelo Sindicato em todas as ações coletivas movidas pela entidade. Isso, além de reduzir o risco de perseguições ou assédio aos litigantes, garante menores custos e maior probabilidade de sucesso nos processos.

Assistência completa em saúde

Na área da saúde, o associado conta com assistência completa. Há serviço de psicologia, acolhimento e acompanhamento de processos de adoecimento, afastamentos, acidentes de trabalho, encaminhamentos junto ao INSS ou ao RH dos bancos. O sindicato conta com especialistas nas áreas de psicologia e assistência social, que além do suporte a bancários que passem por alguma dificuldade.

Também mantém o Grupo de Ação Solidária (GAS), que se reúne semanalmente. Ali, qualquer colega que esteja passando por dificuldades pode apresentar seu problema, trocar experiência e receber apoio em busca de recuperação.

Esporte e lazer

O SindBancários também possui um legado histórico de investimento em cultura, esporte e lazer. Além dos espaços culturais fixos da sede, a entidade apoia e/ou participa de diversas iniciativas no teatro, cinema, literatura, música, dança. Todos os anos se disponibiliza aos associados oficinas variadas: desenho, literária, teatro, percussão, dança, etc. A sede da entidade, que já foi inclusive Ponto de Cultura, é referência em Porto Alegre nessa área. Torneios de futebol bancário, eventos sociais, festivais de música e participação em projetos culturais também fazem parte da rotina de nosso sindicato.

Além de presentear anualmente seus sócios com uma agenda exclusiva da entidade, o Sindicato conta com uma competente equipe de comunicação, que através de todas as mídias sociais, mídias impressas, inserções em rádios, TV, mídias urbanas, dentre outras formas de comunicação, busca diariamente manter os bancários informados, ao mesmo tempo que procura dialogar com a sociedade sobre temas de interesse da nossa categoria.

Apoio e suporte aos sócios

É graças ao aporte financeiro recebido de seus sócios que a entidade é capaz de manter uma estrutura que acompanha em tempo real todas as ocorrências nas agências bancárias, desde assaltos até casos de assédio, oferecendo suporte imediato aos bancários e sempre pressionando os bancos em busca de soluções céleres.

Ação junto ao Legislativo

O Sindicato também atua junto ao legislativo, propondo leis, emendas, participando de debates e audiências públicas, na busca de influenciar a classe política a melhorarem a legislação no sentido de alcançarmos melhoras na segurança, condições de trabalho e saúde dos bancários.

Defesa do emprego e qualidade de vida

A defesa do emprego, da manutenção dos bancos públicos, da manutenção de nossas conquistas, de metas menos abusivas, da ergonomia, do respeito às diferenças, do combate aos assédios, são algumas das coisas sempre presentes no dia da ação sindical e refletem positivamente em inúmeros aspectos da vida dos bancários e da sociedade.

Contribuição dos sócios é fundamental

Estas são apenas algumas das vantagens de ser sindicalizado no SindBancários. É importante ressaltar também, que a reforma trabalhista de 2016 extinguiu a contribuição sindical obrigatória, conhecida como imposto sindical, o que fez com que a contribuição dos sócios passasse a ser a única fonte de recursos para a manutenção dessa estrutura.

Só existe sindicato se existirem os sócios. Participe: venha também para o Sindicato!

Conheça mais clicando aqui ou digitando o endereço:    bit.ly/2zyoStC

Texto: Luciano Fetzner, secretário geral do SindBancários

Escrito por José Antonio Silva

Escrever um comentário